Lopes da Costa

José António Cruz Lopes da Costa – Arquitecto D.P.L.G.

Nasceu em Ovar em 1959. Licenciado em Arquitectura pela Unité Pedagogique D’Architecture de Bordeaux, em 1984. Estagiou no Rio de Janeiro no Atelier Sérgio Bernardes e Associados. Iniciou a sua actividade em profissão liberal em 1984. Colaborou com o Arqº Manuel Fernandes de Sá, na elaboração do Plano Director Municipal de Santa Maria da Feira e na Coordenação do Plano Director Municipal de Vale de Cambra.

Fundou o atelier d’arquitectura j. a. lopes da costa, em Ovar, em 1989, onde exerce a sua actividade, tendo ganho o 1º prémio em variados concursos, entre os quais o Mercado de Cucujães, o arranjo urbanístico da Marginal do Furadouro com Philippe Berdet, as Bibliotecas de Vale de Cambra, Monção, Estarreja e Oliveira de Azeméis, a Estação Central de Camionagem de Vale de Cambra e os projectos da Quinta da Várzea em Coimbra, os projectos da sub-fase B da cooperativa Habitovar em Ovar, os projectos dos blocos de apartamentos para a “Quinta do Brinçal”, Golden Eagle Golf Club, em Campo Maior e o novo Edifício sede da Ferpinta, com Tiago Meireles.

Foi ainda premiado com o 3º prémio no concurso para o novo edifício da Câmara Municipal de Vale de Cambra, e com o 2º prémio nos concursos para a elaboração do projecto da Casa das Artes de Ovar e da Academia de Música de S. João da Madeira, ambos com Tiago Meireles. Recebeu ainda o Prémio de Arquitectura Januário Godinho, com a habitação João Sintra Coelho em Ovar, com Rui Ventura.

Desenvolveu o Plano de Pormenor do Parque Desportivo de Aveiro e os projectos de Arranjos exteriores da área envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro, para o Euro 2004.

Elaborou projectos de lojas para Milão, Verona, Essen, Zagreb, Lausanne e Nancy entre outras.

Entre 2006 e 2011 fez parte da direcção do NAAV (Núcleo de Arquitectos de Aveiro). Participou em várias exposições colectivas e tem trabalhos publicados em várias revistas da especialidade. Conta ainda com a publicação de uma Monografia sobre o trabalho desenvolvido pelo atelier.